Sobre acessibilidade

Serviços

08/08/2017 - 16:30

A prática de atividade física e a alimentação saudável sempre fizeram parte da vida do servidor público Afonso Emanuel da Silva. Aos 56 anos de idade, trabalhando no Instituto de Assistência aos Servidores do Estado do Pará (Iasep), Afonso está sempre se prevenindo contra doenças, procurando manter corpo e mente saudáveis. Além da prática esportiva, ele faz questão de ir ao médico regularmente, para realização de consultas e exames. 

“A atividade física é essencial pra mim, pois me sinto mais disposto e saudável. Por isso, faço caminhada três vezes na semana, gosto de pedalar, sempre procuro fazer algum exercício para deixar a saúde em dia e me exercitar. Além disso, vou ao médico regularmente, faço exames e consultas com clínicos e cardiologista. Tudo isso é uma forma de prevenir e tratar algum tipo de doença que venha aparecer. Por isso, aconselho que os homens se cuidem, acabem com esse preconceito machista porque o importante é cuidar da saúde”, alerta Afonso da Silva.

Também servidora do Iasep, a assistente administrativa Ellen Christine de Barros Tavares informa que começou a praticar atividade física depois de enfrentar doenças, como gastrite, obesidade, insônia e dores na coluna lombar e cervical. Há alguns anos ela recorreu ao plano Iasep para realizar a cirurgia de laminectomia na coluna lombar, para desobstrução do nervo ciático, mas desde então vem mantendo uma rotina esportiva e obtendo destaque na disputa de corridas de ruas, corridas de trilha e meia-maratona.

Há seis anos, Ellen Tavares deixou o sedentarismo e coleciona mais de 30 medalhas. Com a mudança de hábito e a prática do exercício físico, ela garante estar mais saudável e com mais qualidade de vida. “Além de promover toda uma nova aceleração no meu metabolismo, me sinto mais ativa, disposta, mais viva e feliz, sem os constantes cansaços. Melhorei incrivelmente na postura, reduzindo as dores na coluna através dos exercícios físicos localizados. Hoje em dia não consigo mais viver sem atividade física”, afirma a servidora.

Prevenção - A médica Cláudia Hanna Diniz, auditora do Iasep, ressalta que a prática da atividade física, além de trazer bem-estar, ajuda na prevenção de doenças cardíacas e Acidente Vascular Cerebral (AVC). Especialista em medicina baseada em evidências, a médica garante que o exercício físico fortalece os músculos cardíacos, reduz a pressão arterial - aumentando os níveis de HDL (o colesterol bom) e diminuindo os níveis de LDL (colesterol ruim), melhorando assim a circulação. 

A médica garante que a atividade física evita a perda da massa óssea, prevenindo a osteoporose e as dores lombares, por meio do fortalecimento da musculatura, além de melhorar flexibilidade, postura e equilíbrio. 

Segundo ela, a atividade física também ajuda a prevenir o surgimento da depressão e melhora a qualidade do sono, pois os exercícios fazem o corpo liberar serotonina e hormônios responsáveis pela sensação de prazer. Cláudia Hanna Diniz afirma que ao realizar o exercício é fundamental manter o corpo hidratado e ingerir alimentos leves, 30 minutos antes da atividade.

“O ideal é começar o mais precocemente a prática da atividade física, que promove benefícios em curto e longo prazo, evitando assim o aparecimento precoce das doenças crônicas e degenerativas, como hipertensão e diabetes”, alerta a médica.

De acordo com a especialista, antes de iniciar a atividade física, “é fundamental realizar uma avaliação clínica geral do condicionamento físico. Por meio dessa avaliação, o médico irá informar sobre o estado de saúde e dizer se está apto à prática daquela atividade”.