Sobre acessibilidade

Serviços

21/05/2019 - 14:45

 

Representantes do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep) participaram, na última segunda-feira (20), do 8º Meeting das Instituições de Assistência aos Servidores Públicos, em São Paulo. O presidente Bernardo Almeida, o diretor de Assistência André Miranda e a procuradora-chefe Ana Cristina Leão foram os participantes do Iasep presentes ao encontro, organizado pelo Conselho Nacional de Entidades de Saúde dos Servidores Públicos (Conessp), colegiado que reúne instituições de assistência a servidores de treze estados brasileiros.

As reuniões do Conessp acontecem de maneira periódica e envolvem a discussão de temas de interesse comum às entidades participantes. Na programação desse último encontro, estiveram a apresentação do Plansaúde do Tocantins, aprovado como o mais novo integrante do Conselho; a exposição do modelo de pronto atendimento do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público do Estado de São Paulo (Iamspe); a prevenção de doenças e promoção de saúde; e as atualizações do Conselho Nacional de Justiça sobre a judicialização e o direito a saúde.

Para Ana Cristina Leão, o evento foi enriquecedor, por permitir a troca de experiências entre os planos de saúde de servidores de vários estados. “Nesse encontro, pudemos ver como as outras instituições estão desenvolvendo suas atividades, o que vem dando certo e o que não vem. São mais de 13 milhões de vidas, que são atendidas pelos planos que compõem o Conessp”, pontuou.

André Miranda considerou um evento muito proveitoso, porque abordou temas importantes para o Iasep. “Falamos sobre regulação do plano, novas metodologias de remuneração do credenciado e principalmente sobre performance e eficiência no tratamento do paciente”, enumerou.

Melhorias - Bernardo Almeida ocupa atualmente a vice-presidência do Conessp e compôs tanto a mesa de abertura quando a mesa diretora da assembleia geral, realizada ao fim do encontro. “Estou no Iasep há quatro meses, então essa foi a minha primeira participação em um encontro do Conselho. Para mim, foi uma grande oportunidade de debater melhorias para nossos respectivos planos”, disse.

O presidente do Iasep ressaltou como a principal discussão do dia a possibilidade de os membros do Conessp realizarem uma parceria que permita cobertura de urgência e emergência a nível nacional. “É apenas uma ideia embrionária, que não sabemos se conseguiremos concretizar, mas seria um benefício a mais para os nossos segurados. O Iasep só tem cobertura dentro do Pará, mas se essa parceria fosse implantada, um segurado nosso em viagem a outro estado teria direito a esse tipo de atendimento, desde que cumprisse alguns critérios, como portar um voucher”, explicou.

Conessp – O Conselho foi criado há dois anos, com o objetivo de concentrar os interesses comuns das instituições participantes e aprimorar a excelência dos serviços oferecidos por elas, por meio do intercâmbio de experiências.

Atualmente, compõem o Conessp, além do Iasep, o Ipaseal Saúde (Alagoas), o Planserv (Bahia), o IPM Saúde (Fortaleza), o Ipasgo (Goiás), o Funben (Maranhão), o Cassems (Mato Grosso do Sul), o Ipsemg (Minas Gerais), o Iaspi (Piauí), o IPERGS (Rio Grande do Sul), o SC Saúde (Santa Catarina), o Iamspe (São Paulo) e o Plansaúde (Tocantins).

 

Texto: Ádria Azevedo (Núcleo de Comunicação/Iasep)

Fotos: Arquivo pessoal dos participantes

Tags: