Sobre acessibilidade

Serviços

08/03/2019 - 19:15

A data 8 de março marca o movimento de força, empoderamento e luta que todas as mulheres enfrentam no dia a dia, seja no âmbito familiar, de trabalho, ou até mesmo na saúde. Pensando nisso, o Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep) promoveu, nesse Dia Internacional da Mulher, uma programação voltada a elas, tanto seguradas quanto servidoras e colaboradoras.

Na sala de espera de atendimentos do Iasep, uma minipalestra para as seguradas promoveu uma reflexão sobre empoderamento feminino. A assistente social Rebeca Gomes, gerente de Assistência Domiciliar, falou sobre as raízes históricas do 8 de março e sobre a luta da mulher por igualdade, sem esquecer as especificidades femininas. “A atual gestão do Iasep é sensível às demandas particulares das seguradas mulheres”, pontuou.

A pensionista e segurada do Iasep Maria José Vasconcelos, de 67 anos, aguardava uma autorização para cirurgia e se surpreendeu com o conteúdo da palestra. “Foi uma surpresa, mas uma surpresa boa! Saber que o Iasep passa a valorizar outros assuntos e aspectos da mulher além da saúde é gratificante. Esse lado da instituição eu ainda não conhecia. Achei também interessante o trabalho social e a preocupação com o emocional que os funcionários têm conosco”, opinou.

Café da manhã – Além da minipalestra para as seguradas, a programação do Dia da Mulher contou com um café da manhã especial para as servidoras e colaboradoras do Iasep, com música ao vivo. O presidente Bernardo Almeida, a vice-presidente Lúcia Souza e os diretores André Oliveira e Anízio Bestene estiveram presentes.  

“O dia da mulher é todo dia, e não só hoje. Sou de uma família de mulheres guerreiras, como minha mãe, servidora pública estadual há 40 anos. O Iasep é composto, em sua maioria, por mulheres: são 55% das servidoras e 75% das colaboradoras das terceirizadas. Isso mostra a força da mulher no nosso órgão”, enalteceu Bernardo Almeida.

Dia de beleza e bem-estar – Após o café da manhã, as trabalhadoras do Iasep ganharam serviços de estética e bem-estar, como design de sobrancelhas, maquiagem, massagem, limpeza de pele e auriculoterapia. Ellen Tavares, servidora há mais de nove anos, reconheceu os benefícios do evento e a satisfação que ele causou no ambiente de trabalho. “Eu adorei tudo, pois além de socializar com as colegas de trabalho, também tive a possibilidade de um estreitamento com o novo presidente. Digo que todas as servidoras se sentiram mimadas. É legal ter o reconhecimento no ambiente de trabalho, não só como mulher, mas também como funcionária”, disse a assessora, que aproveitou vários dos serviços oferecidos.

Texto: Crystine Vasconcelos, sob supervisão de Ádria Azevedo

Fotos: Ádria Azevedo

Núcleo de Comunicação/Iasep