Sobre acessibilidade

Serviços

29/05/2020 - 10:45

 

Pelo menos até 15 de junho, vários procedimentos de saúde seguem sem necessidade de autorização prévia pelo plano do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep). A normativa, adotada desde março, define que terapias sequenciais (como hemodiálise e fisioterapia) e diversos exames podem ser realizados diretamente na rede credenciada, que os autoriza via sistema, dispensando o comparecimento dos segurados ao órgão. A lista completa pode ser consultada ao fim do texto.

De acordo com o presidente da autarquia, Bernardo Almeida, a medida mantém as ações de prevenção ao coronavírus adotadas pelo Iasep. “Com essa dispensa, conseguimos reduzir cerca de 90% da circulação de segurados no órgão. Sabemos o quanto ainda é necessário cumprir o isolamento social para evitar a propagação do vírus”, pontua. Porém, o gestor faz um alerta: “Mas é importante que cada segurado use com sabedoria suas cotas para esses procedimentos, para que não venha a faltar no restante do ano”.

Cotas – Também foi prorrogada até 15 de junho a possibilidade de solicitar o aumento de cotas por e-mail, evitando a presença na autarquia. O pedido deve ser realizado por meio do endereço iasepassistenciasocial@gmail.com, anexando, em versão digitalizada, a mesma documentação que é exigida presencialmente: laudo médico, exame que comprove a doença ou condição e cartão do plano.

Confira abaixo a lista de procedimentos que, temporariamente, não exigem autorização prévia. Procedimentos não listados continuam requerendo a solicitação de autorização presencial.

- Terapias sequenciais (hemodiálise, fisioterapia/RPG, psicoterapia, fonoterapia, terapia ocupacional)

- Exames cardiológicos

- Exames oftalmológicos (exceto OCT e retinografia fluorescente binocular)

- Exames otorrinolaringológicos (exceto por vídeo)                       

- Exames de diagnóstico por imagem: raio X, ultrassonografia (com ou sem doppler), tomografia computadorizada sem contraste, ressonância magnética sem contraste, endoscopia sem anestesia, mamografia, densitometria.

 

Texto e foto: Ádria Azevedo (Núcleo de Comunicação/Iasep)