Sobre acessibilidade

Serviços

26/08/2021 - 10:45

 

O Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep) decidiu manter, até dia 30 de setembro, a dispensa de autorização prévia para vários procedimentos de saúde. Diversos exames e terapias sequencias continuarão sendo autorizados diretamente na rede credenciada, sem exigir a presença anterior dos segurados no órgão para obter a validação das guias, como medida de prevenção à covid-19.

Os procedimentos que permanecem com dispensa de autorização prévia são os listados abaixo. Os que não estiverem na lista, como os que exigem anestesia, contraste ou outros mais complexos, ainda requerem autorização, assim como todas as cirurgias.

- Terapias sequenciais: fisioterapia/RPG, psicoterapia, fonoterapia, terapia ocupacional;

- Exames cardiológicos;

- Exames oftalmológicos (exceto OCT e retinografia fluorescente binocular);

- Exames otorrinolaringológicos (exceto por vídeo);        

- Exames de diagnóstico por imagem: raio X, ultrassonografia (com ou sem doppler), tomografia computadorizada sem contraste e sem anestesia, ressonância magnética sem contraste e sem anestesia, endoscopia sem anestesia, mamografia, densitometria.

Aumento de cotas – Ainda como medida preventiva, segurados que busquem a inclusão no Programa de Procedimentos Adicionais (aumento de cotas) continuam podendo realizar o pedido pelo e-mail iasepassistenciasocial@gmail.com, anexando o laudo médico, exame que comprove a doença ou condição e o cartão do plano (digitalizados). A mensagem também deve conter o endereço completo do segurado (incluindo município) e telefone para contato.

Pessoas com patologias como câncer, cardiopatias, diabetes, hipertensão e insuficiência renal crônica que se inscreveram no Programa de Procedimentos Adicionais em 2020 não precisam renovar seu cadastro em 2021. A lista completa das doenças incluídas no benefício da atualização automática pode ser consultada no link a seguir, nos pacotes de neoplasias, doenças do aparelho circulatório e cardiovascular, diabetes e doenças do aparelho genitourinário: http://www.iasep.pa.gov.br/procedimentos-adicionais.

 

Texto: Ádria Azevedo (Núcleo de Comunicação/Iasep)

Foto: Marcelo Seabra (Agência Pará)