30/04/2020 - 18:15

A sede do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep) passou por uma grande desinfecção na manhã dessa quinta-feira (30). A ação foi realizada por custodiados do semiaberto do sistema prisional, por meio do Projeto “Limpeza e Desinfecção”, da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), destinado a manter prédios de órgãos públicos do Estado livres de contaminação pelo novo coronavírus.

O agente prisional Arivaldo Campos, que acompanhou os custodiados ao Iasep, explicou que a iniciativa ocorre há cerca de vinte dias e já passou por vários prédios públicos. “A cada dia, fazemos a desinfecção de dois ou três órgãos. Nas áreas externas, fazemos a lavagem, e nas áreas internas, borrifamos a solução de água com água sanitária”, esclareceu.

O Projeto “Limpeza e Desinfecção” objetiva não apenas o combate à pandemia de Covid-19, como também a ressocialização dos custodiados. Todos participam de forma voluntária e têm remição de pena pelo trabalho: a cada três dias trabalhados, um dia de pena a menos.

O presidente do Iasep, Bernardo Almeida, aprovou a iniciativa. “Nós, por sermos um órgão relacionado à saúde, continuamos funcionando, recebendo pessoas diariamente, embora com um fluxo menor. Por isso, para nós, a desinfecção é fundamental. Parabenizo e agradeço à Seap e ao secretário Jarbas Vasconcelos pela ação”, elogiou.

Texto e fotos: Ádria Azevedo (Núcleo de Comunicação/Iasep)