Sobre acessibilidade

Serviços

10/03/2017 - 10:30

 

O Dia Internacional da Mulher - 8 de Março foi celebrado na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) nesta quinta-feira (09), em sessão especial no Plenário Newton Miranda. Para homenagear as mulheres, a Assembleia Legislativa outorgou a Medalha Isa Cunha, em reconhecimento às atividades realizadas por 19 mulheres no serviço público e na iniciativa privada em todo o Pará.

O presidente da Alepa, deputado Márcio Miranda (DEM), abriu a sessão ressaltando a importância da data. “É bom ter momentos como esse para fazer com que o Parlamento reflita sobre as políticas públicas, sobre a necessidade de fazer o debate, de fazer o antagonismo, de fazer o contraponto, mas fazê-lo com a doçura da mulher e com o respeito que a mulher impõe às relações. É um dia que representa as lutas e as conquistas de todas as mulheres”, afirmou Márcio Miranda.

Convidada para representar a Casa na sessão em homenagem às mulheres, a deputada Cilene Couto (PSDB), 1ª vice- presidente da Alepa, destacou “o orgulho em homenagear cada uma de vocês com essa medalha. Cada uma de vocês representa ‘Isa Cunha’. Fibra, garra, determinação, por todos os feitos que vocês realizaram em prol da igualdade de gêneros. O momento é de prestar homenagens justas e meritórias as nossas mulheres, mas também é um momento especial para que possamos refletir, sobretudo, sobre todas as conquistas históricas alcançadas ao longo de décadas, e que têm uma ligação direta com a coragem, com a determinação, a sabedoria e a fibra da mulher”.

Homenageadas - Entre as 19 homenageadas estava Maria Goreti Gomes, coordenadora da Assessoria Técnica da Casa Civil do Governo do Pará, indicada pelo deputado Renato Ogawa, líder do Partido Repúblicano (PR) na Alepa. “Essa homenagem representa, pra mim, o reconhecimento de uma equipe que eu coordeno. É um reconhecimento do que se faz em relação às emendas parlamentares no Estado do Pará. Eu me sinto muito honrada de estar representando uma equipe maravilhosa, que começa pelo chefe da Casa Civil, porque nós fazemos parte de um grande grupo, e para mim é uma honra imensa estar aqui representado esse grande grupo”, declarou.

Outra agraciada com a medalha foi Iris Ayres de Azevedo Gama, presidente do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep), indicada pelo líder da bancada do Partido Solidariedade, deputado Hilton Aguiar. “Estou muito emocionada. A mulher é uma lutadora. A gente enfrenta uma rotina diária de sair de casa, de voltar tarde da noite, assume desafios no trabalho, na vida pessoal. Nós, mulheres, temos um olhar diferente do mundo como um todo, e eu acho que é hora de parar e pensar na importância que nós temos nesta sociedade. De cada vez mais nos sentirmos mais responsáveis por tudo o que somos, por tudo que fazemos e por tudo o que podemos fazer”, ressaltou Iris Gama.

Também participaram da sessão especial os deputados Sidney Rosa, Dr. Wanderlan, Raimundo Santos e Coronel Neil. Desde 1984, a Alepa comemora o Dia Internacional da Mulher com a entrega da Medalha Isa Cunha, cujo nome homenageia a historiadora, fundadora da Sociedade Paraense dos Direitos Humanos e do Movimento das Mulheres do Campo e da Cidade.

Por Silvia de Souza Leão