Sobre acessibilidade

Serviços

24/10/2019 - 19:15

 

Atendendo a uma solicitação do Sindicato dos Trabalhadores de Trânsito do Estado do Pará (Sindtran/PA), foi realizada hoje (24), na sede do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep), uma reunião envolvendo gestores da autarquia e servidores do Departamento de Trânsito do Pará (Detran). Durante o encontro, os segurados presentes puderam expor suas demandas e tirar dúvidas, principalmente relacionadas à assistência do Iasep no interior. Estiveram presentes quase 20 servidores do Detran, representantes de Belém, Santarém, Altamira, Itaituba, Redenção, Bragança, Marabá, Tucumã e Canaã dos Carajás.

As principais reivindicações apresentadas foram melhorias da cobertura do plano nos municípios, sobretudo em especialidades médicas. “Sou muito grata por ter tido suporte do Iasep no tratamento do meu câncer, mas tive que passar nove meses em Belém para isso. Precisamos de atendimento nos nossos próprios municípios”, cobrou a servidora Luciane Boudelon, de Santarém.

O presidente do Iasep, Bernardo Almeida, explicou que o plano passa por um processo de interiorização. “A gestão anterior centralizou o atendimento nas capitais, mas estamos fazendo o processo inverso, credenciando novos estabelecimentos em vários municípios. Recebemos o Iasep com cobertura em apenas 38 cidades do Pará, mas temos vários estabelecimentos em processo de credenciamento no interior e em breve estaremos em 57 municípios, em menos de um ano de gestão. Mas nossa expectativa é ampliar ainda mais, pois vamos lançar outra chamada pública para os interiores”, adiantou o gestor.

Avanços – Além de ouvir as demandas dos servidores, Bernardo Almeida e André Oliveira, diretor de Assistência do Iasep, também puderam apresentar algumas mudanças concretas. “Recebemos o órgão com um desequilíbrio financeiro muito grande, mas conseguimos normalizar isso e regularizamos os pagamentos da rede credenciada, que na gestão anterior chegavam a um ano de atraso”, explicou Almeida.

Oliveira citou o exemplo de Santarém como uma grande conquista. “Estávamos há doze anos sem urgência e emergência nesse município, e agora já temos esse atendimento, no Hospital João XXIII. Também já estamos negociando para contar com essa modalidade em Marabá”, contou.

Avaliação – Elison Oliveira, presidente do Sindtran e articulador da reunião, agradeceu a oportunidade de diálogo e se disse satisfeito com informações ouvidas no encontro. “Fiquei feliz de saber que o plano não está deficitário, que está no azul, pois isso permite investimentos, mais credenciamentos”, disse.

Almeida avaliou a reunião como muito positiva. “As demandas apresentadas aqui não são apenas dos servidores do Detran, mas certamente comuns a muitos outros segurados pelo estado todo. Reforçamos a nossa disponibilidade ao diálogo e a resolver as dificuldades. O Iasep está de porta abertas”, finalizou.

 

Texto e foto: Ádria Azevedo (Núcleo de Comunicação/Iasep)