Sobre acessibilidade

Serviços

1.    QUAIS SÃO AS ALÍQUOTAS DE CONTRIBUIÇÃO PARA O PLANO?
Com a aprovação da Lei N° 8.457, de 29 de dezembro de 2016, as contribuições para o Plano Iasep são feitas nos seguintes percentuais: 
Titular – 9% sobre toda a remuneração; 
Cônjuge/companheiro – 1,5 % sobre toda a remuneração; 
Filhos maiores (18 a 24 anos) – 2% sobre toda a remuneração; 
Genitor – 9% sobre a remuneração;
Patronal do Governo – 9% sobre o total das remunerações do servidor optante do plano. 

2.    POR QUE REAJUSTARAM AS CONTRIBUIÇÕES DO PLANO?
Os reajustes foram feitos para melhorar a prestação de serviços em saúde. Com uma receita mais adequada aos gastos com clínicas e hospitais o Iasep poderá sanar atrasos de pagamentos à rede credenciada e melhorar os atendimentos. 

3.    QUANDO VÃO OCORRER MELHORIAS NO PLANO? 
A previsão do órgão é que as dívidas com as empresas de saúde estejam sanadas em prazo máximo de 12 meses, a partir do incremento da receita. As melhorias diretas no plano devem acontecer em paralelo ao ajuste de contas com as empresas de saúde.

4.    QUANDO VÃO MELHORAR O PLANO NO INTERIOR DO ESTADO? 
Com a melhoria na arrecadação, o Instituto irá sanar débitos com clínicas e hospitais e melhorar a prestação de serviços no interior, buscando parcerias com empresas de saúde. 

5.    QUANDO VÃO CONTRATAR NOVAS ESPECIALIDADES MÉDICAS?
A ampliação das especialidades médicas é uma das melhorias previstas para o plano. Com o reequilíbrio financeiro, será possível contratar mais especialidades como: hematologista, endocrinologista, dermatologista, hepatologista, alergologista e outros.

6.    QUAIS SÃO OS SERVIÇOS OFERECIDOS AOS SEGURADOS DO IASEP? 
Todos os meses, o Iasep garante mais de 50 mil consultas e 300 mil exames. Os segurados do plano têm toda cobertura cirúrgica e de internação hospitalar, de pequena, média e alta complexidade, além de tratamentos sequenciais, como oncologia e hemodiálise. 

7.    É CORRETO OS MÉDICOS PEDIREM VALOR EXTRA POR CONSULTAS/CIRURGIAS?
O Iasep cobre todos os serviços em saúde (consultas, exames, internações e cirurgias). Se a empresa é credenciada, o segurado não deve pagar por serviços extras. Verifique se a empresa faz parte do Guia Médico do Iasep. Se fizer parte, informe qual empresa e o nome do profissional que está fazendo a cobrança extra. 

8.    COMO FAÇO PARA CONSEGUIR UMA CONSULTA PELO PLANO?
Para agendar consultas, é preciso escolher a especialidade desejada, no Guia Médico disponível no site do Iasep. Ali estão os contatos das empresas contratas. O segurado deve ligar e solicitar atendimento conforme a disponibilidade na agenda dos médicos. 

9.    O IASEP VAI VOLTAR OFERECER SERVIÇOS ODONTOLOGIA?
Após o reequilíbrio financeiro do plano, a ser alcançado com o incremento da receita, a gestão do Iasep poderá avaliar a rede serviços e propor novas especialidades para  atendimentos em saúde, inclusive o retorno da odontologia.

10.     QUANTO O GOVERNO INVESTE NO PLANO IASEP?
O Iasep faz parte da política de valorização do servidor público e o Governo do Estado investe mensalmente R$ 33 milhões na manutenção do plano (contrapartida patronal).  O Estado do Pará é o único da região norte a oferecer plano de assistência à saúde aos servidores públicos.