28/06/2019 - 18:00

A visita do presidente do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep), Bernardo Almeida, a Santarém já rendeu frutos positivos. O Hospital João XXIII, que estava com os atendimentos suspensos em função de dificuldades burocráticas, já voltou a realizar alguns procedimentos pelo plano, após reunião com o titular da autarquia.

Bernardo Almeida passou as últimas quinta e sexta-feiras (27 e 28) em uma extensa agenda na cidade, para conhecer de perto a realidade local e dialogar com credenciados e segurados, em busca de melhorias para o plano na região.

Foram encontros com gestores dos estabelecimentos credenciados, com segurados, com vereadores do município e com representantes locais do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Pará (Sintepp). Em todas as reuniões, o sentido foi ouvir as demandas e apresentar a nova gestão do Iasep, como uma gestão interessada em melhorar a qualidade da assistência prestada, com foco especial para os interiores.

Na reunião com os parlamentares de Santarém, o vereador Tadeu Cunha cobrou melhorias para os segurados do Iasep na cidade. “Temos cerca de oito mil pessoas atendidas pelo plano aqui no município, então precisamos de mudanças na assistência oferecida a eles. Mas o presidente do órgão já informou sobre o credenciamento de novos prestadores de serviços e a minha expectativa sobre essas melhorias são muito positivas”, pontuou.

Novos credenciados – Uma chamada pública para credenciar novos estabelecimentos de saúde em municípios do interior, inclusive Santarém, está aberta até o dia 12 de julho (para mais informações, acesse AQUI). Para estimular a participação de empresas da cidade no processo seletivo, Bernardo Almeida também reuniu com potenciais credenciados, para garantir que, se firmarem contrato com o Iasep, todos os compromissos serão honrados e o diálogo será permanente.

“Por conta do histórico de inadimplência e da falta de transparência dos últimos anos, as empresas da área da saúde perderam a confiança no Iasep. Estamos em um momento de mostrar que a realidade mudou e resgatar essa credibilidade”, enfatizou o presidente.

Além disso, outras empresas já estão em fase de credenciamento, pois foram selecionados por uma chamada pública anterior, lançada em abril. Por esse motivo, a presidente da Comissão do Credenciamento do Iasep, Verenna Monteiro, também participou da viagem e pôde vistoriar estabelecimentos que solicitaram recredenciamento, procedimento necessário para que voltem a atender via Iasep após o término do contrato. "Com esse passo concluído, essas duas clínicas voltam a fazer parte da nossa rede de atendimento na cidade", contou.

Outros municípios – Pelo menos mais duas viagens do presidente, com o mesmo objetivo, já estão programadas. A próxima visita será a Breves, acompanhando o programa Governo Por Todo o Pará, que vai transferir temporariamente a administração do Executivo estadual para o município no Marajó, de 8 a 10 de agosto. Em seguida, o presidente Bernardo Almeida irá a Marabá, em data a ser definida.