Sobre acessibilidade

Serviços

02/09/2020 - 22:00

 

O Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep) determinou que os exames eletrocardiograma, ecocardiograma, Holter, MAPA e teste ergométrico continuarão dispensando autorizações prévias até o dia 30 de setembro. Já os demais exames e terapias sequenciais, que vinham dispensando autorizações desde março, voltaram a exigir as liberações prévias obtidas presencialmente no órgão.

De março a agosto desse ano, o Iasep adotou a dispensa de autorização prévia para vários procedimentos de saúde, entre exames e terapias sequenciais, para evitar a circulação e aglomeração de pessoas na autarquia, como forma de prevenção à covid-19. Com a normativa, segurados do plano podiam ir diretamente à rede credenciada. A partir de 1º de setembro, levando em considerando a situação epidemiológica da covid-19 no Estado, voltaram a entrar em vigor os procedimentos habituais de regulação em saúde do órgão, com exceção dos exames cardiológicos citados acima.

“Depois desses cinco meses de dispensa de autorizações e avaliando cuidadosamente a curva de contágio atual, chegamos à conclusão de que já era possível retomar nossos procedimentos de regulação quase à normalidade. Por isso a opção de manter a dispensa para os exames cardiológicos, que são uma grande demanda e normalmente atraem um fluxo considerável de pessoas. Com essa dispensa, esses segurados continuarão não precisando vir ao órgão”, explica o presidente Bernardo Almeida.

 

Texto: Ádria Azevedo

Foto: Thâmara Magalhães

Núcleo de Comunicação/Iasep